quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Placas Tectônicas


Placas Tectônicas

                                     



  • A crosta terrestre é uma camada rochosa descontinua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas tectônicas. Portanto as placas tectônicas são gigantes blocos que integram a crosta terrestre. 

  • A crosta terrestre possui 20 placas, com espessuras de até 40 Km, as mais espessas ficam no continente e as menos espessas ficam nos oceanos. As principais placas tectônicas são: Africana, Norte-americana, Pacífica, Indo-australiana, Eurásia, Antártica e Sul-americana. 

            




  • As placas tectônicas se movimentam devido a força exercida pelo magma, essa força  ocorre através das correntes de convecção, que são os movimentos exercidos pela mudança de temperatura e densidade do magma. O magma que está mais perto do núcleo é mais aquecido, portanto, ele fica menos denso e tende a subir, ficando mais longe do núcleo e mais perto da crosta, quando chega nas partes superiores o magma começa a diminuir sua temperatura, ficando assim mais denso e consequentemente descendo para mais perto do núcleo, onde será aquecido novamente e refazendo o ciclo.   

Vídeo sobre corrente de convecção:https://www.youtube.com/watch?v=Xm_MOSeWI0A


  • Os movimentos de placas podem ser de 3 tipos: 

         - Convergente: Quando as placas se encontram, causando dobramento na placa mais densa e subducção na menos densa.





         - Divergente: Quando as placas se afastam uma da outra, causando o derramamento de lava (magma), formando assim uma nova crosta a partir do resfriamento desse magma.





         - Conservativo: As placas se deslizam uma na outra, sem causar danos a crosta, mas criando apenas uma pequena falha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário