terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Estrutura Interna da Terra


                             

       As Camadas da Terra

          
  • A Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos.
  •  Possui um formato Geoide.

    Feia, né?

  • Possui um raio de 6.300 km (do ponto mais central até a borda)  e Uma circunferência de 40.075 km.

     
  • O que sabemos sobre o interior do planeta Terra, é fruto do estudo da propagação das ondas sísmicas geradas pelos terremotos, utilizando aparelhos de alta precisão. É como quando você balança uma caixa para saber o que tem dentro dela, só que no casa do nosso planeta ele se balança sozinho.
  • A Terra foi formada a partir de uma força gravitacional que reuniu materiais existentes no espaço. Os materiais mais pesados foram para o interior e os mais leves para superfície terrestre, assim o planeta começou a ser dividido por camadas.
           





    - Crosta: É a camada mais superficial e é composta por oxigênio, alumínio, ferro, magnésio e cálcio. Pode ser dividida entre crosta oceânica e continental.


    - Manto: Está abaixo da crosta e representa cerca de 83% do volume da Terra. Está entre 30 km  até 2900 km de profundidade. Essa camada é possui  rochas derretidas compostas por oxigênio, magnésio, ferro e silício. O manto se divide em duas camadas, a mais externa possui temperaturas mais baixas, tendo assim um material mais pastoso. E a mais interna é mais quente, e seu material é mais líquido.

    -Núcleo: É a camada mais interna da Terra, e também a mais quente. É composta por Níquel e Ferro. O núcleo é dividido em Externo e Interno, sendo o Externo composto por material líquido, e o Interno composto por material sólido, esse material só é sólido no núcleo interno por causa da grande pressão causada pelas outras camadas.  A temperatura no núcleo terrestre pode chegar a 6.000 graus Celsius.



    Obs: Entre a Crosta e o Manto existe uma fronteira de camadas chamada Descontinuidade de Mohorovicic, e entre o Manto e o núcleo possui a Descontinuidade de Gutenberg.


                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário